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Mídias digitais da reserva ecológica olho d’água das onças: comunicação organizacional e científica de uma unidade de conservação ambiental

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dc.contributor.author Medeiros, Valécia Costa de
dc.date.accessioned 2022-03-16T13:40:57Z
dc.date.available 2022-03-16T13:40:57Z
dc.date.issued 2021-09-30
dc.identifier.issn CDD 302.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25986
dc.description MEDEIROS, V. C. de. Mídias digitais da reserva ecológica olho d’água das onças: comunicação organizacional e científica de uma unidade de conservação ambiental. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta o produto midiático desenvolvido através das mídias digitais para a Unidade de Conservação Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, localizada no Estado da Paraíba. Esse produto consistiu na criação de um site institucional e de contas em redes sociais, como Facebook e Instagram, bem como de um canal no Youtube. No relatório, serão apresentadas as produções desenvolvidas no período de março a agosto de 2021. O objetivo é dar visibilidade à organização e às pesquisas realizadas na reserva ecológica, que visam à preservação do Bioma Caatinga e à sua sustentabilidade. As ações desenvolvidas estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a agenda 2030, contexto no qual considera-se indispensável a criação de estratégias comunicacionais que visem valorizar iniciativas socioeducativas, a fim de integrar a sociedade e promover a conscientização social. Para fundamentação teórica deste trabalho, foram utilizados os conceitos de comunicação organizacional de Kaufmann e Baldissera (2019); jornalismo científico de Oliveira (2012); Gonçalves (1998) e Bertolli Filho (2006), bem como teorias acerca de jornalismo online; mídias digitais; convergência tecnológica e jornalismo móvel, das quais as características são conceituadas por autores como Palácios (2003); Canavilhas (2014); Kucinski (2005); Firmino (2015) e outros. Por fim, dos resultados obtidos, foi possível identificar como as produções apresentadas nas plataformas digitais da reserva ecológica e a repercussão em outros veículos de comunicação reforçam a compreensão da função da comunicação organizacional e da ciência, por meio do jornalismo online, de fomentar iniciativas responsáveis pela preservação e conservação ambiental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rostand de Albuquerque Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comunicação organizacional pt_BR
dc.subject Jornalismo científico pt_BR
dc.subject Jornalismo online pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.title Mídias digitais da reserva ecológica olho d’água das onças: comunicação organizacional e científica de uma unidade de conservação ambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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