Resumo:
O presente artigo visa compreender como o reality show Big Brother Brasil 21, transmitido pela Rede Globo, do dia 25 de janeiro a 4 de maio de 2021, influenciou a produção noticiosa do radiojornalismo na Rádio CBN Paraíba, pertencente à Rede Paraíba de Comunicação, afiliada Globo. Para tal, a fim de entender a transmidialidade e multimidialidade no processo de transformação de entretenimento em notícia, este trabalho se pauta nas literaturas de João Canavilhas (2013) e Henry Jenkins (2008), entre outros autores. Para além da revisão bibliográfica, a metodologia ainda consiste em uma análise de conteúdo do programa CBN João Pessoa do dia 5 de abril de 2021 até o dia 5 de maio de 2021, período que abrange o último mês de exibição do reality show. Para além desse método, também foi aplicada uma entrevista com a editora-chefe da rádio a fim de ampliar a compreensão dos critérios adotados pelo veículo. Para entender o caminho que as narrativas do Big Brother Brasil 21 percorreram para se transformar em notícia, o presente trabalho ainda contextualizou a história do reality e suas formas de expansão transmídia e também classificou os gêneros e formatos do CBN João Pessoa. Como resultado, a pesquisa apresenta ainda os conteúdos veiculados no programa relacionados ao reality no período selecionado, bem como analisa parte dos critérios envolvidos na sua seleção.
Descrição:
CUNHA, J. E. de M. Da TV para o rádio: como o Big Brother Brasil 21 pautou o Programa CBN João Pessoa. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo)- Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.