Resumo:
Este artigo, em linhas gerais e através de uma pesquisa descritiva, busca identificar as práticas
de leituras de estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Hortensio de Souza Ribeiro – PREMEN – localizada na cidade de Campina Grande – PB.
Neste sentido, o trabalho parte da seguinte questão-problema: quais os interesses de leituras
de alunos secundaristas em fase final de curso? Os objetivos específicos da pesquisa podem
ser destacados da seguinte forma: realizar um estudo teórico sobre a leitura e a
Educomunicação, identificar os principais gostos/hábitos de leitura dos alunos envolvidos na
pesquisa e refletir sobre a importância de se estimular no contexto do ensino práticas de
leituras da mídia. Do ponto de vista teórico, a pesquisa obteve contribuições advindas de
estudiosos como Bakhtin (1997), Ferrari (2007), Melo e Tosta (2008), Neves (2009), Orlandi
(1999), dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam a baixa prática de leitura da mídia,
sobretudo jornalística, desses alunos, atingindo, por exemplo, em ambientes virtuais, a
porcentagem de 60% o entretenimento. Não queremos dizer que a Internet não tenha a função
de entreter: tem, mas não há nela apenas esta função. É preciso que a escola incentive os
alunos a lerem não como um castigo – como culturalmente conhecemos que o aluno
bagunceiro deve ir para a biblioteca ler –, mas como uma necessidade social/intelectual.
Descrição:
RIBEIRO FILHO, R. Práticas de leituras de estudantes secundaristas: reflexões
educomunicativas. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.