UEPB - Repositório Digital

A importância do adulto preparado na perspectiva montessoriana: entrelaçar entre teoria e prática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ingrid Laís Cabral da
dc.date.accessioned 2022-03-26T19:14:47Z
dc.date.available 2022-03-26T19:14:47Z
dc.date.issued 2021-10-07
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26106
dc.description SILVA, I. L. C. A importância do adulto preparado na perspectiva montessoriana: entrelaçar entre teoria e prática. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo observar como a filosofia Montessoriana revela-se na prática do adulto preparado em relação com o ambiente e a criança. Maria Montessori, uma mulher à frente de sua época revolucionou a educação com o seu modo de observar a criança e educá-la de forma autônoma e liberta, afirmando que a criança se autoconstrói dentro de um ambiente preparado e com a mediação de um adulto preparado. A preocupação com a infância e a natureza da criança lhe fizeram pensar em uma filosofia com um olhar de ajuda a vida, compreendendo o indivíduo em sua naturalidade oferecendo-lhe maior independência e conquistas de habilidades. Em outras palavras, o Método Montessori tem como base a criança em seu processo de autoeducação, construindo a si mesma diante das experiências no ambiente. Nesse sentido, o ambiente deve ser organizado, oferecido e preparado para a ação infantil proporcionando, às crianças, liberdade e autonomia. Nesse ambiente preparado, o adulto é um observador e incentivador no desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe novos conhecimentos. A pesquisa molda-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola privada em Campina Grande-PB. As análises foram realizadas a partir de um diário de observação escrito ao longo da pesquisa. Para obter-se resultados práticos foi observado um adulto preparado/guia em uma sala Montessoriana, analisando o seu papel como adulto e também de observador no processo de aprendizagem das crianças e na relação com o ambiente. A escrita no diário de observação foi norteada por perguntas sobre o adulto, o ambiente e o aluno em que foram relatados dentro das atividades propostas os desenvolvimentos de novas habilidades. Para melhor compreensão do presente estudo, foi realizado uma revisão bibliográfica com base em publicações de materiais elaborados por Montessori (1966, 2014, 2017; 2019), bem como por outros estudiosos da filosofia montessoriana, tais como Salomão (2019), Dutra (2015), Lillard (2017), Machado (1980), Kramer et al (1995), Davies (2021), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ambiente preparado pt_BR
dc.subject Adulto preparado pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Filosofia montessoriana pt_BR
dc.title A importância do adulto preparado na perspectiva montessoriana: entrelaçar entre teoria e prática. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta