UEPB - Repositório Digital

Os desafios do ensino remoto para uma professora de escola pública de zona rural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, Manuela Felix Oliveira
dc.date.accessioned 2022-03-26T19:18:09Z
dc.date.available 2022-03-26T19:18:09Z
dc.date.issued 2021-10-04
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26107
dc.description LEAL, M. F. O. Os desafios do ensino remoto para uma professora de escola pública de zona rural. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho tem o objetivo de analisar a experiência vivenciada com o ensino remoto pela autora desse estudo, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 alunos na faixa etária entre 10 e 13 anos, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Machado de Assis, localizada na zona rural do município de Lagoa Seca, durante os meses de abril e junho de 2021. A análise desse estudo foi embasada em teóricos como: Freire (1998, 2011), Nóvoa (2003), Tajra (2010), Silva e Gaspar (2018), Alves (2020), Ferreira (2020), Santana e Sales (2020) entre outros e alguns documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) e a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996)). Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual o pesquisador tem a oportunidade de pesquisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Concluímos que o ensino remoto não se dá de forma “padronizada” como muitas vezes é apresentado pelas mídias. Há realidades bem distintas e, assim, vários desafios são enfrentados no dia a dia dos professores e em especial dos nossos alunos, que sofrem por não terem os recursos necessários para acompanhar as aulas, trazendo à tona a questão das desigualdades sociais o que acaba gerando exclusão social, pois nem todos os alunos tem as mesmas oportunidades, e alguns não têm o contato direto com o professor e nem com os próprios colegas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.title Os desafios do ensino remoto para uma professora de escola pública de zona rural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta