Resumo:
A construção de saberes voltados para o estudo das principais categorias de análise da ciência geográfica, a saber: espaço geográfico, paisagem, lugar, território e região, com ênfase no uso de estratégias didáticas consideradas inovadoras, têm-se mostrado um grande desafio nas salas de aulas de Geografia. Em uma perspectiva geral, fatores como lacunas na formação inicial, estudo teórico sobreposto às práticas pedagógicas empíricas, entre outros fatores, contribuem para a ausência de metodologias ativas e das práticas inovadoras, que, via de regra, ainda ocupam pequenos espaços no contexto pedagógico dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse contexto o uso das metodologias ativas, em especial o uso pedagógico do ensino lúdico, contribuem para processo de dinamização e ressignificação da aprendizagem pelos estudantes. Assim sendo, o trabalho ora proposto objetivou-se na construção de uma Sequência Didática - SD, na perspectiva do ensino lúdico das categorias de análise geográfica, para estudantes do ensino fundamental II da Escola Irineu Joffily, Esperança, Paraíba. Para tanto, buscou-se direcionar a construção metodológica desse estudo na pesquisa aplicada, e na pesquisa exploratória, utilizando da aplicação de questionários a professores do ensino básico da escola supracitada, como forma de orientação do planejamento e construção da SD. Desta feita, entende-se que a compreensão da percepção dos sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, coopera para a construção de saberes significativos, auxiliando no ensino das Categorias Geográficas, aproximando conceitos abstratos do espaço vivido dos estudantes.
Descrição:
SANTIAGO, M. S. Por uma epistemologia do ensino de geografia: uma proposta de sequência didática para o estudo das categorias de análises geográficas. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.