UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência profissional: uma estudante com transtorno do espectro do autismo numa escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Priscila Daiane Mendes da
dc.date.accessioned 2022-03-26T20:02:35Z
dc.date.available 2022-03-26T20:02:35Z
dc.date.issued 2021-05-28
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26118
dc.description SILVA, P. D. M. Relato de experiência profissional: uma estudante com transtorno do espectro do autismo numa escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Interessei-me pela temática da Educação Especial por dois fatores: primeiro, por querer desenvolver um trabalho na área da Educação Especial, por compreender que apesar dos inúmeros trabalhos existentes nessa área, é sempre válido e enriquecedor ter acesso a experiências de outros profissionais, das quais podemos extrair grandes aprendizados. E segundo, pelo desejo de tornar público minha experiência, como forma de buscar dar contribuições aos colegas professores/cuidadores que, por ventura, tenham vivenciado ou cheguem a vivenciar essa experiência direcionada para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). E em razão disso, este estudo traz à tona uma vivência com uma criança com transtorno do espectro do autismo numa escola da rede municipal de Campina Grande – PB, na qual quem narra esse percurso teórico-prático é a própria pesquisadora de sua prática no entorno de uma escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo principal discutir a minha experiência profissional com uma estudante com transtorno do espectro do autismo, numa escola da rede municipal de ensino na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados indicaram que é possível haver um bom desenvolvimento de alunos com autismo em instituições públicas, desde que haja comprometimento dos profissionais que as atendam, e ações pedagógicas direcionadas às necessidades apresentadas por esses estudantes. A presença de apoios especializados para auxiliá-los durante o processo de escolarização, nos casos de alunos com comprovada necessidade de apoio, se torna indispensável, facilitando a adaptação, colaboração na aprendizagem e na socialização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title Relato de experiência profissional: uma estudante com transtorno do espectro do autismo numa escola regular da rede municipal de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta