Resumo:
Esse trabalho tem o objetivo refletir sobre as contribuições do Estágio Supervisionado em
Pedagogia para a formação do professor, durante o ensino remoto. Para tal, conhecemos através
de relatos de professoras de Ensino Fundamental experiências, práticas pedagógicas e o
cotidiano da sala de aula. Utilizamos uma metodologia de pesquisa qualitativa, de teor
observacional participante. Para o embasamento teórico foi utilizado como suporte autores
como: Pimenta (1999), Nóvoa (2004), Freire (1996), Santiago (2006) e alguns documentos
oficiais: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Diretrizes Curriculares Nacionais
(BRASIL, 2013) e a Lei de Diretrizes e Bases BRASIL, 1996). Participar desses relatos de
experiências durante a disciplina de estágio na forma de aula remota, nos fez refletir sobre como
se dá o processo de formação docente, bem como os desafios enfrentados pelos professores no
decorrer da prática pedagógica. Vimos a importância do professor estar aberto a acompanhar o
processo de evolução no âmbito educacional, visto que é indispensável uma inovação de
metodologias na prática docente.
Descrição:
SANTOS, C. M. F. Estágio supervisionado em pedagogia no ensino remoto: contribuições para a formação do/a professor/a. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.