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A inserção enquanto bolsista do Programa Residência Pedagógica numa escola pública de Campina Grande/PB, possibilitou-nos experienciar na prática os desafios do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Desse modo, apoiado numa abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento, fundamentado principalmente nas ideias de Mortatti (2006), Rodriguem (2018) e Soares (2019, 2020), bem como nas discussões sobre o ensino remoto emergencial e o papel das tecnologias na educação, buscou-se no presente trabalho refletir sobre os desafios dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do ensino remoto emergencial. Para tanto, buscou-se através da aplicação de questionários (via Google Forms) junto a professores que atuam em escolas públicas da rede municipal de Campina Grande, saber quais os principais desafios para efetivação do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Constatou-se que dada as condições sociais da maioria dos alunos das escolas públicas, a adoção do ensino remoto sem a oferta de condições as escolas, professores e alunos, por parte do poder público representou não apenas um desafio a ser enfrentado pelos professores para garantir minimamente processos de aprendizagem, mas sobretudo, o aumento das desigualdades educacionais. Por fim, é importante compreender que o ensino remoto nas séries iniciais as dificuldades se multiplicam, pois, o processo de aprendizado da leitura e escrita exige, não só a presença do professor na mediação pedagógica, como também o uso de materiais concretos e a interação entre as crianças. |
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