UEPB - Repositório Digital

O processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPES

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Franco, Renata Ferreira da Costa
dc.date.accessioned 2022-03-26T20:26:17Z
dc.date.available 2022-03-26T20:26:17Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26125
dc.description FRANCO, R. F. C. O processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPES. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A inserção enquanto bolsista do Programa Residência Pedagógica numa escola pública de Campina Grande/PB, possibilitou-nos experienciar na prática os desafios do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Desse modo, apoiado numa abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento, fundamentado principalmente nas ideias de Mortatti (2006), Rodriguem (2018) e Soares (2019, 2020), bem como nas discussões sobre o ensino remoto emergencial e o papel das tecnologias na educação, buscou-se no presente trabalho refletir sobre os desafios dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do ensino remoto emergencial. Para tanto, buscou-se através da aplicação de questionários (via Google Forms) junto a professores que atuam em escolas públicas da rede municipal de Campina Grande, saber quais os principais desafios para efetivação do ensino remoto nas séries iniciais do ensino fundamental. Constatou-se que dada as condições sociais da maioria dos alunos das escolas públicas, a adoção do ensino remoto sem a oferta de condições as escolas, professores e alunos, por parte do poder público representou não apenas um desafio a ser enfrentado pelos professores para garantir minimamente processos de aprendizagem, mas sobretudo, o aumento das desigualdades educacionais. Por fim, é importante compreender que o ensino remoto nas séries iniciais as dificuldades se multiplicam, pois, o processo de aprendizado da leitura e escrita exige, não só a presença do professor na mediação pedagógica, como também o uso de materiais concretos e a interação entre as crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title O processo de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto: desafios da formação no programa Residência Pedagógica/CAPES pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta