Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências de cuidadoras da rede municipal de Campina Grande, para tanto foi abordada, na fundamentação teórica a educação especial e educação inclusiva, leis e direitos que assistem todas as crianças com deficiências, a importância do trabalho do cuidador que presta também um serviço socioassistencial e possibilita o acesso das crianças a diferentes aprendizagens, por fim relatos de cuidadores sobre as realidades nas salas de aulas. Utiliza-se a metodologia de Antônio Raimundo dos Santos que possibilita o pesquisador ter um contato direto com tudo aquilo que poderá gerar lucros positivos para a pesquisa, dos livros, revistas e documentos eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, onde os dados foram colhidos virtualmente com a utilização do google docs (formulários google) e o link do formulário eletrônico foi disponibilizado aos participantes da pesquisa, as participantes foram previamente escolhidas e avisadas que suas identidades não seriam reveladas durante o estudo tal como sua identificação, sendo feito uso de pseudônimos. Os cuidadores descreveram, de maneira sucinta, que sua participação no contexto escolar chega à atuação em nível pedagógico e isso nos faz refletir sobre os papéis desenvolvidos por estes profissionais no âmbito escolar. Conclui-se que, embora tanto avanço no presente assunto, ainda é tratado como algo não primordial.
Descrição:
SANTOS, T. C. G. Vivências em educação especial na perspectiva inclusiva: relatos de cuidadoras de escolas municipais, em Campina Grande, Paraíba–Brasil. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.