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Considerando a Educação como processo de humanização de pessoas, o presente estudo busca problematizar as possíveis contribuições da Logoterapia para a Educação. Destarte, tem-se como objetivo geral refletir sobre os aportes da Logoterapia na proposição de uma Educação com sentido. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura de carácter qualitativo-bibliográfico, em artigos disponíveis no scielo e livros físicos. Para construir o presente texto apresentando um breve relato da história do criador da Logoterapia, Viktor E. Frankl, e seus fundamentos e, em seguida, as implicações desta para a Educação. Frankl (1992), acredita que a educação é educação para a responsabilidade. Segundo o autor, a sociedade atual está inserida em bens materiais e muita informação que fragiliza o ser responsável, mas é preciso estar atento ao essencial na vida e o educador pode ser o modelo ideal usando estratégias por meio de uma Pedagogia com sentido para a vida, motivando-se num educar o educando para as alturas e libertá-los de condicionamentos psíquicos, sociais e até mesmo conhecimentos repetitivos. Frankl (2003), afirma que a educação pode estar causando e reforçando o vazio existencial quando apresenta um modelo reducionista, reduzindo os fenômenos especificamente humanos a um plano inferior. Se as pessoas percebem que está havendo uma troca de sua imagem de homem e ser humano por objetos, elas ficam desorientadas e chegam a perder o sentido de viver e se suicidam. |
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