UEPB - Repositório Digital

Educação com sentido na vida: contribuições da logoterapia de Viktor Frankl

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Rosa Maria de
dc.date.accessioned 2022-03-26T21:09:52Z
dc.date.available 2022-03-26T21:09:52Z
dc.date.issued 2021-07-19
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26127
dc.description LIMA, R. M. Educação com sentido na vida: contribuições da logoterapia de Viktor Frankl. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a Educação como processo de humanização de pessoas, o presente estudo busca problematizar as possíveis contribuições da Logoterapia para a Educação. Destarte, tem-se como objetivo geral refletir sobre os aportes da Logoterapia na proposição de uma Educação com sentido. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura de carácter qualitativo-bibliográfico, em artigos disponíveis no scielo e livros físicos. Para construir o presente texto apresentando um breve relato da história do criador da Logoterapia, Viktor E. Frankl, e seus fundamentos e, em seguida, as implicações desta para a Educação. Frankl (1992), acredita que a educação é educação para a responsabilidade. Segundo o autor, a sociedade atual está inserida em bens materiais e muita informação que fragiliza o ser responsável, mas é preciso estar atento ao essencial na vida e o educador pode ser o modelo ideal usando estratégias por meio de uma Pedagogia com sentido para a vida, motivando-se num educar o educando para as alturas e libertá-los de condicionamentos psíquicos, sociais e até mesmo conhecimentos repetitivos. Frankl (2003), afirma que a educação pode estar causando e reforçando o vazio existencial quando apresenta um modelo reducionista, reduzindo os fenômenos especificamente humanos a um plano inferior. Se as pessoas percebem que está havendo uma troca de sua imagem de homem e ser humano por objetos, elas ficam desorientadas e chegam a perder o sentido de viver e se suicidam. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Vazio existencial pt_BR
dc.subject Logoterapia pt_BR
dc.title Educação com sentido na vida: contribuições da logoterapia de Viktor Frankl pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta