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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destaca-se como sendo uma modalidade de
ensino que traz no seu princípio o direito a educação para aqueles que não tiveram acesso aos
estudos ou a continuação na educação básica, mas que desejam exercer seu direito à educação
ao longo de sua existência O presente trabalho propõe-se a fazer uma investigação sobre o perfil
dos alunos da EJA de uma escola da cidade de Alcantil, no contexto da pandemia da COVID 19, para compreender quais são as suas dificuldades, anseios e perspectivas em relação à vida
estudantil. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo
bibliográfica. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário com 14 alunos do Ciclo III,
sendo 9 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, a faixa etária dos alunos pesquisados está
entre os 18 e 50 anos de idade, com uma maior predominância de 8 alunos entre 18 e 30 anos.
Dessa forma, buscamos apoio teórico nos estudos de (ARROYO, 2017; MINAYO, 2001;
PAIVA, 2008). Além de alguns documentos oficiais. Os dados obtidos mostram que a maioria
dos alunos abandonaram seus estudos motivados pelo trabalho precoce, por motivos de
gravidez ou a não permissão do marido, após o casamento. A escolha da modalidade EJA, surge
como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos, e como podemos observar nos relatos
dos alunos, essa escolha se deu principalmente, por as aulas serem oferecidas no período
noturno, conseguindo conciliar trabalho e estudo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas,
os alunos relatam que o motivo que os fizeram retornar as salas de aula, foi em busca de ter um
trabalho melhor, com mais reconhecimento e remuneração, a aprovação em concursos públicos,
e ainda, aprender a ler e escrever. E diante do contexto pandêmico, os relatos evidenciam que
as dificuldades se tornaram mais acentuadas, porém 8 dos alunos entrevistados, pretendem
continuar estudando mesmo que de forma remota. |
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