UEPB - Repositório Digital

Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Lina Rayane Gomes
dc.date.accessioned 2022-03-26T22:30:05Z
dc.date.available 2022-03-26T22:30:05Z
dc.date.issued 2022-03-10
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26136
dc.description BARBOSA, L. R. Gomes. Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Apresenta-se, neste trabalho de conclusão de curso, um relato de experiência relacionado à experiência no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I – Campina Grande-PB). A experiência relatada foi realizada de forma remota em uma escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental das séries iniciais, com alunos em processo de alfabetização. Devido à pandemia do novo Corona Vírus, as escolas suspenderam as aulas presenciais e continuaram o ensino de forma remota. Dessa forma, os professores tiveram que elaborar novas estratégias de ensino para se adaptar a essa nova realidade, tanto da pandemia quanto do ensino remoto. Diante disso, as residentes também passaram a atuar na escola de forma virtual, supervisionadas pela docente orientadora e acompanhadas pela professora preceptora da escolacampo. Para dar subsídio ao relato da experiência, foi realizado um estudo bibliográfico relacionado ao processo de alfabetização de crianças, articulando os referenciais entre a teoria e a prática. Há que se destacar que a participação no Programa Residência Pedagógica, no subprojeto Pedagogia/Alfabetização contribuiu de forma significativa para o aperfeiçoamento da prática docente dos residentes e, igualmente, para o processo de alfabetização das crianças, que apresentaram resultados satisfatórios após as intervenções das residentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta