dc.description.abstract |
Apresenta-se, neste trabalho de conclusão de curso, um relato de experiência
relacionado à experiência no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no
subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba
(Campus I – Campina Grande-PB). A experiência relatada foi realizada de forma
remota em uma escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma de
primeiro ano do ensino fundamental das séries iniciais, com alunos em processo de
alfabetização. Devido à pandemia do novo Corona Vírus, as escolas suspenderam
as aulas presenciais e continuaram o ensino de forma remota. Dessa forma, os
professores tiveram que elaborar novas estratégias de ensino para se adaptar a
essa nova realidade, tanto da pandemia quanto do ensino remoto. Diante disso, as
residentes também passaram a atuar na escola de forma virtual, supervisionadas
pela docente orientadora e acompanhadas pela professora preceptora da escolacampo. Para dar subsídio ao relato da experiência, foi realizado um estudo
bibliográfico relacionado ao processo de alfabetização de crianças, articulando os
referenciais entre a teoria e a prática. Há que se destacar que a participação no
Programa Residência Pedagógica, no subprojeto Pedagogia/Alfabetização contribuiu
de forma significativa para o aperfeiçoamento da prática docente dos residentes e,
igualmente, para o processo de alfabetização das crianças, que apresentaram
resultados satisfatórios após as intervenções das residentes. |
pt_BR |