Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso, relata vivências pedagógicas planejadas e executadas durante o Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Licenciatura em Educação Física, realizado na Escola Municipal Félix Araújo, localizada no bairro da Liberdade, na cidade de Campina Grande – Paraíba. O objetivo geral se baseia em apresentar relatos que proporcionaram a melhoria da sociabilidade dos alunos atendidos pelos estagiários utilizando como conteúdo: Lutas. Será abordado as metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas para cada aula: rodas de conversa, práticas corporais, construção de conhecimento prévio sobre as lutas com a finalidade de desmistificar o preconceito social no uso da palavra lutas no ambiente escolar. Não houve receio por parte dos alunos em participar das aulas propostas, sendo este o principal fator que faz válido este trabalho, para expor a toda a comunidade acadêmica que quando utilizando a ferramenta pedagógica de maneira adequada, o conteúdo de lutas pode sim somar na construção social do ser humano.
Descrição:
SILVA, Keliane Soares. O componente de lutas como ferramenta pedagógica numa abordagem social: um relato de experiência. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.