Resumo:
A visão remota da função de Responsabilidade Social era que o Estado cumpriria
seu papel social e a empresa era criar empregos e pagar impostos. Com a evolução
do pensamento sobre o tema, as obrigações das empresas para com a sociedade
passam a ser em função do voluntariado dos seus funcionários, acreditando-se
assim que Responsabilidade Social e filantropia teriam o mesmo sentido. Diante de
muitos anos de discussão e debates, as organizações passaram a entender que o
crescimento econômico e preservação ambiental podem caminhar juntos, assim
sendo o conceito de responsabilidade social passa a ser entendido como questão
fundamental para a continuidade dos negócios na sociedade. É neste contexto que o
presente trabalho tem como objetivo avaliar como estão as práticas de
responsabilidade social da MRA Telecomunicações Ltda., segundo o questionário
adaptado do Instituto Ethos, relativa às temáticas: valores, transparência e
governança; público interno; meio ambiente; fornecedores; consumidores e clientes;
comunidade; governo e sociedade. A pesquisa aponta a convergência entre o que
se discute na teoria sobre RSE e o que se pratica. A empresa em destaque está
muito aquém da evolução do mercado em relação a práticas de ações sociais,
permitindo deixar em aberto essa campo do mercado para a entrada de
concorrentes que já pensam em RSE como uma ferramenta importante, dentre
outras, para se garantir no mercado.
Descrição:
APOLINÁRIO, G. M. de B. Responsabilidade social empresarial: um estudo de caso na empresa MRA Telecomunicações Ltda. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.