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Os desafios na atuação do profissional de apoio escolar na inclusão de alunos com TEA

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dc.contributor.author Lima, Jaira Rízia Dias de
dc.date.accessioned 2022-04-06T23:42:35Z
dc.date.available 2022-04-06T23:42:35Z
dc.date.issued 2021-10-14
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26276
dc.description LIMA, J. R. D. Os desafios na atuação do profissional de apoio escolar na inclusão de alunos com TEA. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender a importância do cuidador na inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, o presente estudo tem por objetivo principal analisar quais têm sido os desafios recorrentes na atuação do cuidador na inclusão de alunos com TEA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual se concentrou em pesquisar trabalhos publicados no Scielo, Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES. Partindo do critério de seleção, os artigos publicados entre os anos de 2015 a 2020. Analisamos os estudos de Mayer et. al. (2019); Silva, Araújo, Oliveira (2020); Vasconcellos; Dutra (2018); Pimentel, Souza (2020); Barbosa, Peres, Przylepa (2020); Prause (2020), desenvolvidos nas redes de ensino público e privado. Com isso, evidenciamos que a inclusão de alunos com TEA na perspectiva do cuidador, trata-se de uma problemática que precisa ser discutida nas esferas educacionais. O TEA é uma deficiência que se caracteriza principalmente pelos déficits na comunicação e na interação social. Nesse sentido, a escola é considerada um espaço pertinente para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Para tanto, foram criadas leis que asseguram o direito da criança com TEA de estar na sala de aula regular, destacamos a Lei Nº 12.764/2012, voltada para este público. Para a efetivação da inclusão dessas crianças, a escola conta com o apoio de um cuidador escolar, o qual deve atuar juntamente com o professor regente e o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A profissão de cuidador é uma atividade recente que ainda requer muita reflexão sobre a sua prática, pois a participação desse indivíduo no processo inclusivo é indispensável. Contudo, é bastante desafiador para este profissional desenvolver a sua função no campo escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Profissional de apoio pt_BR
dc.subject Cuidador escolar pt_BR
dc.title Os desafios na atuação do profissional de apoio escolar na inclusão de alunos com TEA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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