Resumo:
No início das civilizações, a infância não recebia atenção e cuidados necessários para crescimento e desenvolvimento neste período. As crianças eram tratadas como os adultos tendo que passar por diversas situações que não eram muito favoráveis para esta fase da vida, como o trabalho e a violência. Ao passar dos tempos, as pessoas passaram a ter uma visão mais consciente com as crianças, reconhecendo e oferecendo a garantia de direitos para o pleno desenvolvimento da infância, sendo a educação, assistência e saúde os principais meios de investimentos desta promoção. Nos dias atuais ainda percebemos a insistência de ameaças aos direitos de crianças, e diante destes casos, é de grande importância a criação de políticas públicas de caráter intersetorial que auxiliem no fortalecimento de cuidados e estímulos na primeira infância. Deste modo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência visando a descrever e refletir as vivências em um programa social de iniciativa do Governo Federal intitulado “Programa Criança Feliz” que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento integral de crianças da baixa renda. Para isto, foi discutido sobre conceitos da psicomotricidade e o quanto ela está presente nas aulas de educação física, visando, desta maneira,compreender a importância do desenvolvimento psicomotor na infância abordado na experiência oportunizada. As vivências ocorreram atuando como visitadora na cidade de Umbuzeiro – PB, onde foi realizada adesão ao Programa Criança Feliz e se encontra em desenvolvimento até os dias atuais, tendo por objetivo levar às famílias orientações e atividades psicomotoras para serem desenvolvidas com crianças no período da primeira infância (de zero a seis anos de idade). Diante disso, ações e atividades foram executadas junto às secretarias de educação e saúde tornando clara a eficiência da estratégia intersetorial adotada pelo programa para promover o desenvolvimento global das crianças participantes. Ao descrever e refletir sobre a experiência conclui-se que priorizar e garantir o desenvolvimento psicomotor são fundamentais durante a infância e que se nota bons resultados na vida adulta. O Criança Feliz se apresenta como um bom exemplo de política pública intersetorial que vem alcançando seu objetivo e sendo reconhecido no trabalho desenvolvido podendo ajudar ainda mais com sua continuidade e ampliação. Além disto, a experiência contribuiu para a formação como estudante de Licenciatura em Educação Física na troca de conhecimentos de profissionais de outras áreas e também permitindo conhecer a realidade das famílias de alunos que recebemos nas escolas públicas, pois muitos enfrentam problemas no cotidiano que podem afetar no processo de ensino e aprendizagem de maneira negativa e desigual.
Descrição:
SOUZA, Josefa Liliane de. O desenvolvimento psicomotor e a intersetorialidade no programa Criança Feliz: Um relato de experiência. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.