UEPB - Repositório Digital

O desenvolvimento psicomotor e a intersetorialidade no Programa Criança Feliz: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Josefa Liliane de
dc.date.accessioned 2022-04-08T15:22:54Z
dc.date.available 2022-04-08T15:22:54Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other CDD 797.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26343
dc.description SOUZA, Josefa Liliane de. O desenvolvimento psicomotor e a intersetorialidade no programa Criança Feliz: Um relato de experiência. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract No início das civilizações, a infância não recebia atenção e cuidados necessários para crescimento e desenvolvimento neste período. As crianças eram tratadas como os adultos tendo que passar por diversas situações que não eram muito favoráveis para esta fase da vida, como o trabalho e a violência. Ao passar dos tempos, as pessoas passaram a ter uma visão mais consciente com as crianças, reconhecendo e oferecendo a garantia de direitos para o pleno desenvolvimento da infância, sendo a educação, assistência e saúde os principais meios de investimentos desta promoção. Nos dias atuais ainda percebemos a insistência de ameaças aos direitos de crianças, e diante destes casos, é de grande importância a criação de políticas públicas de caráter intersetorial que auxiliem no fortalecimento de cuidados e estímulos na primeira infância. Deste modo, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência visando a descrever e refletir as vivências em um programa social de iniciativa do Governo Federal intitulado “Programa Criança Feliz” que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento integral de crianças da baixa renda. Para isto, foi discutido sobre conceitos da psicomotricidade e o quanto ela está presente nas aulas de educação física, visando, desta maneira,compreender a importância do desenvolvimento psicomotor na infância abordado na experiência oportunizada. As vivências ocorreram atuando como visitadora na cidade de Umbuzeiro – PB, onde foi realizada adesão ao Programa Criança Feliz e se encontra em desenvolvimento até os dias atuais, tendo por objetivo levar às famílias orientações e atividades psicomotoras para serem desenvolvidas com crianças no período da primeira infância (de zero a seis anos de idade). Diante disso, ações e atividades foram executadas junto às secretarias de educação e saúde tornando clara a eficiência da estratégia intersetorial adotada pelo programa para promover o desenvolvimento global das crianças participantes. Ao descrever e refletir sobre a experiência conclui-se que priorizar e garantir o desenvolvimento psicomotor são fundamentais durante a infância e que se nota bons resultados na vida adulta. O Criança Feliz se apresenta como um bom exemplo de política pública intersetorial que vem alcançando seu objetivo e sendo reconhecido no trabalho desenvolvido podendo ajudar ainda mais com sua continuidade e ampliação. Além disto, a experiência contribuiu para a formação como estudante de Licenciatura em Educação Física na troca de conhecimentos de profissionais de outras áreas e também permitindo conhecer a realidade das famílias de alunos que recebemos nas escolas públicas, pois muitos enfrentam problemas no cotidiano que podem afetar no processo de ensino e aprendizagem de maneira negativa e desigual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento psicomotor pt_BR
dc.subject Desenvolvimento físico infantil pt_BR
dc.subject Intersetorialidade pt_BR
dc.subject Programa Criança Feliz pt_BR
dc.title O desenvolvimento psicomotor e a intersetorialidade no Programa Criança Feliz: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta