UEPB - Repositório Digital

Ensinando em tempos de pandemia: ferramentas para o ensino de inglês

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Isaias Marcelino da
dc.date.accessioned 2022-04-08T19:54:53Z
dc.date.available 2022-04-08T19:54:53Z
dc.date.issued 2022-03-22
dc.identifier.other CDD 372.652 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26367
dc.description SILVA, I. M. Ensinando em tempos de pandemia: ferramentas para o ensino de inglês. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O profissional da educação de línguas estrangeiras enfrenta, em sua prática, o desafio de proporcionar uma educação significativa para seus alunos. No contexto da pandemia da COVID-19, o ensino remoto foi a principal alternativa para fazer a educação chegar aos estudantes da educação básica, fazendo o processo de ensino e aprendizagem acontecer. Portanto, podemos afirmar que com o ensino remoto, surgiram novos desafios para os profissionais da educação no que se refere à busca pelo ensino significativo. Por isso, este trabalho tem como objetivo geral investigar a educação remota na disciplina de Língua Inglesa (LI) em três turmas de 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral Técnica no interior da Paraíba. Como objetivo específico procura investigar o uso das ferramentas tecnológicas Google Meet, Google Classroom, Padlet e Kahoot, que foram utilizadas no contexto da pandemia da COVID-19, e que podem ser usadas nas aulas da disciplina de Língua Inglesa depois do período pandêmico, ou seja, nas aulas presenciais. No referencial teórico são expostas discussões acerca da diferença entre EAD e Ensino Remoto. Também traremos definições do Google Meet, Google Classroom, Padlet e Kahoot. São expostos estudos feitos dentro de salas de aula que utilizaram o Google Classroom, Kahoot e Padlet como ferramentas de auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. Usamos como metodologia o modelo de pesquisa bibliográfica que, segundo Fonseca (2002), é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e divulgadas em meios escritos e digitais. Também foi feito um estudo de caso, que é caracterizado como um estudo feito em uma instituição, um sistema, uma pessoa ou até mesmo uma unidade social. Por fim, foi feito um questionário com o objetivo de reforçar as informações trazidas para nosso estudo, concluindo que as ferramentas tecnológicas desempenham um importante papel no processo de ensino e aprendizagem e, após a pandemia, continuarão auxiliando os estudantes e professores em suas práticas diárias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Jéssica Thaiany Silva Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Google Meet pt_BR
dc.subject Google Classroom pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.title Ensinando em tempos de pandemia: ferramentas para o ensino de inglês pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta