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A biografia permite investigar acontecimentos da história, as reverberações ou silenciamentos a partir do sujeito, este inserido num corpo social. Isto posto, o objetivo deste estudo biográfico é analisar a vida e militância do Educador Popular Raimundo Nonato de Queiroz no contexto da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Esta pesquisa monográfica possibilita uma reflexão para a constituição de uma sociedade efetivamente democrática, inclusiva, participativa e solidária, tendo como mecanismo de intervenção nas esferas sociais uma religião libertária e a formação de lideranças comunitárias na perspectiva de promover a autonomia dos indivíduos e estimular sua participação nas questões que interferem diretamente a vida em sociedade. Diante disto, os objetivos específicos são: contextualizar a trajetória educativa e formativa de Raimundo Nonato de Queiroz; conhecer a atuação do educador popular na Teologia da Enxada (1969-1971), na Cidade de Tacaimbó-PE; e analisar como a religião influenciou sua prática educativa. A pesquisa contribui para refletirmos uma práxis libertária, embasada na opção preferencial pelos excluídos socialmente, possibilita questionar as estruturas de poder construídas e naturalizadas historicamente no Brasil. A metodologia utilizada foi a qualitativa com a realização de entrevistas, análises de jornais da época e livros escritos pelo educador popular. Para dialogar com a temática nos baseamos nos aportes teóricos de Delgado (2003), Malheiros (2011), Ferrarotti (1991), Freire (1987), dentre outros. Do ponto de vista dos resultados, concluimos que Raimundo Nonato de Queiroz foi um militante durante o regime militar, pois lutou e defendeu os direitos básicos do povo tacaimboense. Nonato estimulou, ainda, a participação dos sujeitos nas questões sociais, promovendo, mesmo que, paulatinamente, uma mudança comportamental e de pensamento, suscitando a transformação da realidade. |
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