UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: uma experiência com ensino religioso em aulas remotas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Michelângela Ferreira Neto
dc.date.accessioned 2022-04-08T21:04:39Z
dc.date.available 2022-04-08T21:04:39Z
dc.date.issued 2022-03-17
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26381
dc.description CAVALCANTE, M. F. N. O estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: uma experiência com ensino religioso em aulas remotas. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado é uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos alunos. O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC- tem por objetivo descrever as vivências durante o período de estágio que aconteceram de forma remota devido a pandemia do Novo Coronavírus. No estágio, foram estudados textos para aprofundar o campo de experiência, foram realizados debates em sala pelo Google Meet e análise de dados das entrevistas enviadas para os professores pelo formulário do Google Forms. Na experiência de estágio houve a elaboração de uma sequência didática de uma área do conhecimento escolhida por nós, bem como ministramos uma aula de um dia da sequência didática pelo Google Meet. Nos fundamentamos nos estudos desenvolvidos por autores como Pimenta e Lima (2012), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 11.788/2008, PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020, Andrade e Monteiro (2019), Machado, Lupepso e Jungbluth (2009), Sousa e Ferreira (2020), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), Constituição de 1988 e Declaração Universal dos Direitos Humanos no seu artigo XVIII. Para a escrita deste relato, nos pautamos nos estudos sobre educação à distância, ensino híbrido e ensino remoto. Com a experiência do estágio foi possível acompanhar de perto a realidade em que as escolas e professores estão inseridos. Acompanhamos o trabalho docente e a participação das crianças e dos pais na escola. Foi possível perceber o quão é difícil ministrar uma aula remotamente e sem a participação das crianças, que foram substituídas pelas colegas de sala, faltando então, além do contato com elas em sala de aula, o feedback. Foi um trabalho desafiador, porém gratificante e fica o aprendizado que irá comigo durante toda a minha carreira como profissional da educação. A referida experiência de estágio nos permitirá constituir novas práticas docentes, assim como ações pedagógicas reflexivas futuras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ensino religioso pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title O estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: uma experiência com ensino religioso em aulas remotas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta