UEPB - Repositório Digital

Metodologias ativas no ensino das Funções Orgânicas: Um olhar na literatura científica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Tamires da Silva
dc.date.accessioned 2022-04-12T18:09:39Z
dc.date.available 2022-04-12T18:09:39Z
dc.date.issued 2022-04-01
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26451
dc.description RODRIGUES, Tamires da Silva. Metodologias ativas no ensino das Funções Orgânicas: Um olhar na literatura científica. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O âmbito escolar vem progressivamente sentindo a necessidade de sair do tradicionalismo que consiste na transmissão-recepção dos conhecimentos, bem como de inovar e apresentar metodologias diferenciadas, com o intuito de que os professores consigam ressignificar a educação. As metodologias ativas são um conjunto de estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, bastante aceita no dia a dia escolar. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Tem como objetivo principal analisar as contribuições das metodologias ativas, voltadas para o ensino das funções orgânicas. Diante da revisão realizada, percebe-se a maior utilização de duas metodologias para o ensino de funções orgânicas, são elas: a sala de aula invertida e a gamificação. A sala de aula invertida ou flipped classroom como o próprio nome sugere, possibilita o aluno inverter a ordem de estudo, inicialmente ele se prepara e em seguida volta pra escola com certa bagagem de conhecimento, assim se espera, desta forma otimizando o tempo de exposição dos conteúdos e promovendo maior participação em sala de aula junto aos colegas e ao docente, e a gamificação vai pressupor a utilização de elementos tradicionalmente encontrados nos games/jogos. Para isso foram selecionados, analisados e interpretados alguns artigos de periódicos e trabalhos científicos que discutem o tema proposto, neste foi possível identificar um número reduzido de artigos que o discutem de forma mais específica, nestes trabalhos têm objetivos bem semelhantes, sempre tentando fugir do tradicional, e implantar uma metodologia que permita ao aluno desenvolver suas habilidades cognitivas na aprendizagem das funções orgânicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa Ma. Alane Silva Farias de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Funções orgânicas pt_BR
dc.title Metodologias ativas no ensino das Funções Orgânicas: Um olhar na literatura científica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta