Resumo:
O âmbito escolar vem progressivamente sentindo a necessidade de sair do tradicionalismo que consiste na transmissão-recepção dos conhecimentos, bem como de inovar e apresentar metodologias diferenciadas, com o intuito de que os professores consigam ressignificar a educação. As metodologias ativas são um conjunto de estratégias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, bastante aceita no dia a dia escolar. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Tem como objetivo principal analisar as contribuições das metodologias ativas, voltadas para o ensino das funções orgânicas. Diante da revisão realizada, percebe-se a maior utilização de duas metodologias para o ensino de funções orgânicas, são elas: a sala de aula invertida e a gamificação. A sala de aula invertida ou flipped classroom como o próprio nome sugere, possibilita o aluno inverter a ordem de estudo, inicialmente ele se prepara e em seguida volta pra escola com certa bagagem de conhecimento, assim se espera, desta forma otimizando o tempo de exposição dos conteúdos e promovendo maior participação em sala de aula junto aos colegas e ao docente, e a gamificação vai pressupor a utilização de elementos tradicionalmente encontrados nos games/jogos. Para isso foram selecionados, analisados e interpretados alguns artigos de periódicos e trabalhos científicos que discutem o tema proposto, neste foi possível identificar um número reduzido de artigos que o discutem de forma mais específica, nestes trabalhos têm objetivos bem semelhantes, sempre tentando fugir do tradicional, e implantar uma metodologia que permita ao aluno desenvolver suas habilidades cognitivas na aprendizagem das funções orgânicas.
Descrição:
RODRIGUES, Tamires da Silva. Metodologias ativas no ensino das Funções Orgânicas: Um olhar na literatura científica. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.