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O avanço das tecnologias digitais da informação tem possibilitado a transformação na
produção e na circulação de conteúdos jornalísticos, viabilizando o desenvolvimento de novas
formas de socialização de conhecimento caracterizadas pela interatividade. Hoje os setores
editoriais tradicionais, televisão, jornais e revistas, estão adaptando seus estilos operacionais
às realidades da Internet. À medida que o webjornalismo avança mais se conhece sobre as
múltiplas facilidades interativas que as tecnologias digitais oferecem. Ao mesmo tempo,
evidenciam-se outras alterações significativas nos processos de produção, difusão e consumo
jornalísticos, se comparados com os suportes tradicionais. A respeito do webjornalismo, são
definidas cinco características: interatividade, customização de conteúdo/personalização,
hipertextualidade, multimidialidade/convergência e memória. Neste sentido, o presente
trabalho, vinculado ao tipo de pesquisa descritiva, discute as características do conteúdo na
Web e apresenta sua aplicação no site Jornal do Brasil. Sobre o referencial teórico que
fundamentou a discussão desta pesquisa destacamos: Bahia (1972), Beltrão (1992),
Canavilhas (2006), Ferrari (2009), Machado (2003), Marshall (2003), Melo (2010),
Mielniczuk (2003a; 2003b), Palacios (2002), Pinho (2003), dentre outros. Os resultados
apontam que não há rupturas definitivas entre a prática na rede, de forma colaborativa, e a
prática baseada em outros suportes como televisão ou rádio, por exemplo. As marcas impostas
pelas transformações tecnológicas apenas reestruturam o fazer jornalístico, modificam as
rotinas e o produto final. |
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