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Jornal do Brasil em tempos de ciberespaço: um clique nas propriedades do jornalismo para Web

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dc.contributor.author Cândido, Francisco de Assis Fernandes
dc.date.accessioned 2013-12-06T11:53:21Z
dc.date.available 2013-12-06T11:53:21Z
dc.date.issued 2013-12-06
dc.identifier.other CDD 070.43
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2648
dc.description CÂNDIDO, F. de A. F. Jornal do Brasil em tempos de ciberespaço: um clique nas propriedades do jornalismo para Web.Francisco de Assis Fernandes Cândido. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O avanço das tecnologias digitais da informação tem possibilitado a transformação na produção e na circulação de conteúdos jornalísticos, viabilizando o desenvolvimento de novas formas de socialização de conhecimento caracterizadas pela interatividade. Hoje os setores editoriais tradicionais, televisão, jornais e revistas, estão adaptando seus estilos operacionais às realidades da Internet. À medida que o webjornalismo avança mais se conhece sobre as múltiplas facilidades interativas que as tecnologias digitais oferecem. Ao mesmo tempo, evidenciam-se outras alterações significativas nos processos de produção, difusão e consumo jornalísticos, se comparados com os suportes tradicionais. A respeito do webjornalismo, são definidas cinco características: interatividade, customização de conteúdo/personalização, hipertextualidade, multimidialidade/convergência e memória. Neste sentido, o presente trabalho, vinculado ao tipo de pesquisa descritiva, discute as características do conteúdo na Web e apresenta sua aplicação no site Jornal do Brasil. Sobre o referencial teórico que fundamentou a discussão desta pesquisa destacamos: Bahia (1972), Beltrão (1992), Canavilhas (2006), Ferrari (2009), Machado (2003), Marshall (2003), Melo (2010), Mielniczuk (2003a; 2003b), Palacios (2002), Pinho (2003), dentre outros. Os resultados apontam que não há rupturas definitivas entre a prática na rede, de forma colaborativa, e a prática baseada em outros suportes como televisão ou rádio, por exemplo. As marcas impostas pelas transformações tecnológicas apenas reestruturam o fazer jornalístico, modificam as rotinas e o produto final. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject Webjornalismo pt_BR
dc.subject Interatividade pt_BR
dc.subject Jornalismo pt_BR
dc.subject Imprensa pt_BR
dc.subject Tecnomogias de informação pt_BR
dc.title Jornal do Brasil em tempos de ciberespaço: um clique nas propriedades do jornalismo para Web pt_BR
dc.type Other pt_BR


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