Resumo:
O presente artigo de cunho bibliográfico, apresenta em seus escritos
conceitos referentes ao planejamento na educação infantil revelando os
principais fatores que contribuem para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do
processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo geral desta
pesquisa tem por finalidade: Analisar a relevância do planejamento nas aulas de
educação infantil. Este, desbodra-se em três específicos, sendo: refletir sobre a
educação infantil; apresentar documentos norteadores a respeito da educação
infantil; e propor estratégias metodológicas que podem ser planejadas em
espaços infantis. Partindo desse viés, buscamos responder a seguinte questão
problema: Qual a relevância do planejamento na educação infantil?, esse
questionamento foi o fio condutor da pesquisa e auxiliou em toda a construção
do trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão
de literatura com a utilização de autores e estudos que abordam a temática do
artigo, dentre eles: Alves (2007), Bissoli (2005), Freire (1996), Libâneo (1993),
Pimenta (2008), Veiga (2002), entre outros. Os escritos do trabalho justificam-se
na relevância da discussão sobre o planejamento e na efetividade da prática
docente. A pesquisa constatou que por meio do planejamento e do uso de
metodologias concretas é possível atingir um padrão de qualidade na educação
infantil, realçando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Infantil. Planejamento. Metodologias.
Descrição:
LIMA, S. A. A relevância do planejamento nas aulas da educação infantil. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.