UEPB - Repositório Digital

Dominó equacional: Uma proposta metodológica para o ensino de equações do primeiro grau em turmas de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Nielson Alves da
dc.date.accessioned 2022-04-19T14:26:57Z
dc.date.available 2022-04-19T14:26:57Z
dc.date.issued 2022-03-23
dc.identifier.other CDD 512.942
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26560
dc.description SILVA, Nielson Alves da. Dominó equacional: Uma proposta metodológica para o ensino de equações do primeiro grau em turmas de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A seguinte pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa e tem caráter bibliográfico descritivo. Em função disso, buscamos analisar nas mais variadas áreas de pesquisa, obras que pudessem responder como os jogos podem auxiliar os estudantes em sua vida acadêmica. Pretendemos também entender quais os benefícios que essa proposta metodológica pode oferecer para os mesmos e para o ensino de Matemática. Partimos então de um levantamento histórico onde procurando entender quando os jogos surgiram e quando eles passaram a ser pensados como uma proposta metodológica para o ensino de Matemática. Nesse período enquanto averiguávamos as mais variadas referências bibliográficas, nos deparamos com o Dominó Equacional que prometia ensinar o conteúdo de equações do primeiro grau de uma maneira mais atrativa. Foi a partir daí que surgiu nossa ideia de desenvolver uma proposta metodológica que o utilize. Nesse contexto o objetivo do nosso trabalho é refletir como o dominó equacional pode auxiliar os alunos de Oitavo e Nono Ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de equações do primeiro grau. Contudo percebemos que durante a aplicação dessa proposta os alunos podem desenvolver a interação social e o intelecto, assim como promover uma (re)significação de conceitos. Entendemos então que se faz necessário o uso de metodologias de ensino variadas em sala de aula, pois além dos resultados citados acima, tais metodologias podem tornar as aulas mais interessantes para os alunos. Sabemos também que muitos educadores não as utilizem por dizerem que os materiais para tal uso são caros e difíceis de serem encontrados. Levando isso em consideração propomos o uso de materiais de baixo custo e disponibilizamos um modelo para fácil confecção, pois acreditamos que podem ser saídas viáveis. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. André Gerstberger pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Proposta metodológica pt_BR
dc.subject Dominó equacional pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Dominó equacional: Uma proposta metodológica para o ensino de equações do primeiro grau em turmas de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta