dc.contributor.author |
Araujo, Adriane Dantas de |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-19T14:31:42Z |
|
dc.date.available |
2022-04-19T14:31:42Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26566 |
|
dc.description |
ARAUJO, Adriane Dantas de. Dificuldade ou transtorno de aprendizagem em matemática na perspectiva do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O letramento matemático é a competência a ser desenvolvida no ensino fundamental e o professor desta disciplina tem um papel importante nesse processo, principalmente quando o aluno não desenvolve as habilidades propostas para o ano de ensino em que se encontra podendo ser um caso de dificuldade momentânea ou de um transtorno de aprendizagem. Este é um estudo com abordagem qualitativa e
tem como objetivo identificar o que professores dos anos iniciais do ensino fundamental conhecem acerca dos transtornos e das dificuldades de aprendizagem em matemática, se sabem diferenciá-los e intervir para melhorar o processo de ensino e favorecer a aprendizagem dos alunos com tais características. Para isso,
foi aplicado um questionário com 8 professores pedagogos. Ao que constatamos confusão ao diferenciar dificuldade e os vários transtornos de aprendizagem, além de os respondentes conhecer pouco sobre o transtorno de aprendizagem matemática e ainda não serem específicos nas formas de intervenção. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Pedro Lúcio Barboza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno de aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldade ou transtorno de aprendizagem em Matemática na perspectiva do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |