dc.contributor.author |
Brito, Nayara Macedo Barbosa de |
|
dc.date.accessioned |
2013-12-06T13:20:18Z |
|
dc.date.available |
2013-12-06T13:20:18Z |
|
dc.date.issued |
2013-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 792 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2662 |
|
dc.description |
BRITO, N. M. B. de. Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.[Tipo: Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir de três textos exemplares da dramaturgia brasileira contemporânea, demonstram-se as práticas atualmente correntes na composição desse gênero literário, caracterizado contemporaneamente por seu hibridismo e diversidade formais. Como se fosse [im]possível ficar aqui, Retábulo de Santa Joana Carolina e Agreste (Malva-Rosa) exibem em sua estrutura uma epicidade constitutiva que se evidencia na voz rapsódica retomada enquanto condutor narrativo que fragmenta o enredo. Através da análise do texto dessas três peças, tocamos, como fundamentação teórica, nas noções de rapsodização, epicização e teatralidade, definidas por Jean-Pierre Sarrazac (2012), tangenciando, ainda, a discussão sobre os processos de adaptação, na medida em que algumas composições dramatúrgicas partem de textos não-dramáticos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Diógenes André Vieira Maciel |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Dramaturgia contemporânea |
pt_BR |
dc.subject |
Rapsodização |
pt_BR |
dc.subject |
Teatralidade |
pt_BR |
dc.title |
Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |