dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo construir conceitos e gráficos de Função Exponencial e Logarítmica, no 1º ano do Ensino Médio, fazendo uso da metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Nessa metodologia, o aluno participa da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor, que, somente no final desse processo de construção, formaliza os conceitos matemáticos. Para isso, apoiamo-nos nos trabalhos de Onuchic e Allevato e propomos 9 problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante o Programa de Residência Pedagógica, na escola-campo ECIT José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro/PB, em que a professora/residente era a pesquisadora deste trabalho. A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo, onde os instrumentos utilizados consistiram de material escrito (via WhatsApp) pelos alunos-participantes, gravações pelo Google Meet, questionário avaliativo e caderno de bordo, além dos problemas propostos na intervenção das aulas. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de oito encontros realizados virtualmente pelo Google Meet. Os resultados indicaram que a metodologia de Resolução de Problemas proporcionou aos alunos-participantes experienciar um novo caminho para aprender Função Exponencial e Logarítmica e re(construir) conceitos de Potenciação e Radiciação. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em aulas remotas, houve um aumento na motivação, tanto da pesquisadora em ensinar, quando dos alunos em aprender. Consideramos então que, quando os alunos aprendem Matemática através da Resolução de Problemas demonstram um maior estímulo e confiança para aprender/fazer Matemática. Esperamos ter contribuído de maneira significativa na aprendizagem dos alunos-participantes da pesquisa. |
pt_BR |