UEPB - Repositório Digital

Ensino-aprendizagem da função exponencial e logarítmica através da resolução de problemas: uma experiência na residência pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Beatriz Rodrigues de
dc.date.accessioned 2022-04-27T21:18:31Z
dc.date.available 2022-04-27T21:18:31Z
dc.date.issued 2022-04-25
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26649
dc.description ALMEIDA, B. R. Ensino-aprendizagem da função exponencial e logarítmica através da resolução de problemas: uma experiência na residência pedagógica. 2022. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo construir conceitos e gráficos de Função Exponencial e Logarítmica, no 1º ano do Ensino Médio, fazendo uso da metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Nessa metodologia, o aluno participa da construção do conhecimento com a orientação e supervisão do professor, que, somente no final desse processo de construção, formaliza os conceitos matemáticos. Para isso, apoiamo-nos nos trabalhos de Onuchic e Allevato e propomos 9 problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante o Programa de Residência Pedagógica, na escola-campo ECIT José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro/PB, em que a professora/residente era a pesquisadora deste trabalho. A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo, onde os instrumentos utilizados consistiram de material escrito (via WhatsApp) pelos alunos-participantes, gravações pelo Google Meet, questionário avaliativo e caderno de bordo, além dos problemas propostos na intervenção das aulas. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de oito encontros realizados virtualmente pelo Google Meet. Os resultados indicaram que a metodologia de Resolução de Problemas proporcionou aos alunos-participantes experienciar um novo caminho para aprender Função Exponencial e Logarítmica e re(construir) conceitos de Potenciação e Radiciação. Constatei que, ao trabalhar com esta metodologia, em aulas remotas, houve um aumento na motivação, tanto da pesquisadora em ensinar, quando dos alunos em aprender. Consideramos então que, quando os alunos aprendem Matemática através da Resolução de Problemas demonstram um maior estímulo e confiança para aprender/fazer Matemática. Esperamos ter contribuído de maneira significativa na aprendizagem dos alunos-participantes da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profº. Drº. Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Função logarítmica pt_BR
dc.subject Função exponencial pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem da função exponencial e logarítmica através da resolução de problemas: uma experiência na residência pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta