UEPB - Repositório Digital

Levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Luan Geronimo
dc.date.accessioned 2022-04-29T18:55:09Z
dc.date.available 2022-04-29T18:55:09Z
dc.date.issued 2022-03-31
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26666
dc.description BATISTA, Luan Geronimo. Levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Entre o final de 2019 e começo do ano de 2020, houve uma avalanche pandêmica Mundial, causada por um vírus respiratório agudo grave, conhecido como Covid-19, do inglês Coronavírus Disease 2019. Devido a propagação do vírus da COVID-19 de forma tão veloz, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu declarar como uma pandemia, e desde então os casos de infectados e mortes vem aumentando de forma muito rápida. Com uma nova realidade incluindo a forma de ensino e aprendizado em meio ao distanciamento social, tanto professores como alunos, precisaram sair da zona de conforto para buscar novas formas que auxiliassem a troca de conteúdo e aprendizado. O objetivo do presente trabalho é realizar um levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial com análise qualitativa buscando as dificuldades de ensino e aprendizagem em meio a uma crise pandêmica Mundial e responder as questões pertinentes que possam esclarecer os obstáculos e falhas relatadas no modelo atual de ensino de Química de forma remota e emergencial. Para a contextualização do artigo aqui desenvolvido foi escolhido o método de pesquisa qualitativa que possui características de uma revisão bibliográfica, com o objetivo analisar dados não mensuráveis. Foi realizada uma análise crítica dos textos selecionados, categorizando as informações importantes na busca das principais dificuldades no ensino da Química no ensino básico e através dessa perspectiva realizar uma comparação entre os autores, organizando os resultados de forma clara e objetiva. Com relação às dificuldades relatadas o acesso de alunos as aulas foram um dos pontos importantes relatados, assim como a dificuldade dos professores que estavam despreparados para essa possibilidade metodológica de ensino virtual. Foi possível analisar as dificuldades encontradas tanto por professores quanto por alunos, nessa nova forma de estudo a distância, ficou evidente o quanto é importante inovar e não se limitar aos meios tradicionais de ensino além de afirmar a importância da busca de atualização pelos profissionais, principalmente em meios tecnológicos de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Dra. Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Levantamento bibliográfico das possibilidades e limitações dos professores de Química durante o ensino remoto emergencial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta