Resumo:
O presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica acerca das perspectivas teóricometodológicas
que perpassaram/perpassam o estágio supervisionado na formação profissional
dos(as) assistentes sociais brasileiros(as) desde a gênese da profissão até a atualidade. Para
responder aos questionamentos formulados: fundamentos, papel e função pedagógica do estágio em
Serviço Social, buscamos levantar a produção teórica que trata desta temática nesta área, através de
estudos contidos em livros, artigos, periódicos etc. , que por sinal é ainda muito escassa no Brasil.
As contribuições teóricas de vários pesquisadores foram fundamentais, dentre os quais,
destacamos: Buriola (2003); Lewgoy (2009); Oliveira (2010). Mediante as reflexões feitas, os
resultados apontam que foram duas as principais tendências teórico-metodológicas do estágio na
profissão de Serviço Social no Brasil: perspectiva tecnicista (da gênese à intenção de ruptura) e
perspectiva crítica (anos de 1980 à atualidade). Pode se afirmar também que as Diretrizes
Curriculares de 1996, a Política Nacional de Estágio da ABEPSS/2008 e a Resolução 533 do
CFESS de 2008 representam instrumentos normativos que são avanços no contexto atual, os quais
potencializam as estratégias de enfrentamento dos desafios postos à operacionalização do estágio
supervisionado em Serviço Social na perspectiva do projeto ético-político profissional.
Descrição:
SOUZA, S. P. de. Estágio e supervisão no processo de formação profissional do
Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.