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Estágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios

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dc.contributor.author Souza, Sislene Pereira de
dc.date.accessioned 2013-12-06T13:41:40Z
dc.date.available 2013-12-06T13:41:40Z
dc.date.issued 2013-12-06
dc.identifier.other CDD 361.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2667
dc.description SOUZA, S. P. de. Estágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica acerca das perspectivas teóricometodológicas que perpassaram/perpassam o estágio supervisionado na formação profissional dos(as) assistentes sociais brasileiros(as) desde a gênese da profissão até a atualidade. Para responder aos questionamentos formulados: fundamentos, papel e função pedagógica do estágio em Serviço Social, buscamos levantar a produção teórica que trata desta temática nesta área, através de estudos contidos em livros, artigos, periódicos etc. , que por sinal é ainda muito escassa no Brasil. As contribuições teóricas de vários pesquisadores foram fundamentais, dentre os quais, destacamos: Buriola (2003); Lewgoy (2009); Oliveira (2010). Mediante as reflexões feitas, os resultados apontam que foram duas as principais tendências teórico-metodológicas do estágio na profissão de Serviço Social no Brasil: perspectiva tecnicista (da gênese à intenção de ruptura) e perspectiva crítica (anos de 1980 à atualidade). Pode se afirmar também que as Diretrizes Curriculares de 1996, a Política Nacional de Estágio da ABEPSS/2008 e a Resolução 533 do CFESS de 2008 representam instrumentos normativos que são avanços no contexto atual, os quais potencializam as estratégias de enfrentamento dos desafios postos à operacionalização do estágio supervisionado em Serviço Social na perspectiva do projeto ético-político profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Rodrigues Mascena pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.title Estágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


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