UEPB - Repositório Digital

As dificuldades no ensino de matemática durante o período da pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Bruno Agra
dc.date.accessioned 2022-05-02T11:14:59Z
dc.date.available 2022-05-02T11:14:59Z
dc.date.issued 2022-04-14
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26670
dc.description FERREIRA, Bruno Agra. As dificuldades no ensino de matemática durante o período da pandemia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo identificar quais foram as maiores dificuldades relatadas pelos docentes de Matemática da Educação Básica, durante o período da pandemia. Realizamos uma ponte entre os dados coletados com a amostra da pesquisa e os dados encontrados nas plataformas de pesquisa acadêmica online. Se trata de uma pesquisa com abordagem quantitativa e predominantemente qualitativa de caráter investigativo. A população do estudo compreende professores de Matemática de escolas municipais e estaduais do município de Campina Grande, que está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano. A amostra foi composta por 17 professores de Matemática da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Campina Grande, que estão em pleno exercício de suas funções. O instrumento de coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo autor, com questões objetivas e descritivas. Os dados qualitativos passaram por uma técnica de análise que corresponde as respostas de perguntas abertas e na categorização através de uma análise de conteúdo e de semântica. O tratamento estatístico e a análise dos dados quantitativos foram feitos no software Microsoft Excel TM 2013, tabulados e processados em fórmulas específicas desenvolvida pelo Instituto DataVox – Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda. Os resultados apontaram uma redução de 56% na participação discente nas aulas de Matemática, 15 professores responderam que os alunos apresentaram conduta pouco participativa nas aulas remotas e como maiores dificuldades que levaram a isso, problemas de ordem socioeconômicas, como por exemplo, a ausência de equipamento adequado e de conexão à internet por parte dos discentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. André Gerstberger. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title As dificuldades no ensino de matemática durante o período da pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta