Resumo:
Este artigo tem como objetivo discutir como o marketing de influência se adaptou a pandemia da Covid-19, atentando para as práticas e ações utilizadas pelas influenciadoras digitais de Campina Grande-PB, na rede social Instagram. O estudo menciona as estratégias de marketing digital, sobretudo o marketing de influência, utilizadas como uma alternativa para a crise econômica e o fechamento no comércio durante o isolamento social. Autores como Kotler e Keller (2006, 2013), e Gabriel e Kiso (2020) ajudaram na compreensão dos conceitos de marketing e marketing de influência, além de apresentarem as características que compõe um influenciador digital. Quanto aos objetivos, a pesquisa é de caráter exploratório, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista estruturada. A partir de entrevistas realizadas com cinco influenciadoras, no período de 03 à 11 de setembro de 2021, notou-se a mudança nas rotinas produtivas do conteúdo midiático apresentado por elas, bem como, apontou os desafios enfrentados, e as formas de reestruturar a comunicação com o público nesse período. Para dar suporte aos resultados, também foram utilizados recortes das redes sociais das influencers. Como resultado, percebeu-se que as mudanças no trabalho dessas personalidades trouxeram inovação nas estratégias do marketing de influência durante o período analisado.
Descrição:
COSTA, I. C. G. O marketing de influência durante a pandemia de COVID-19 em Campina Grande/PB, 2021 35p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.