Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a criação de um produto midiático na forma de um informativo, intitulado “João de Barro”. Trata-se de um veículo que busca divulgar a cultura popular nordestina, com base na tradição e diversidade cultural da cidade de Campina Grande e alguns municípios paraibanos. Parte-se da ideia de que este tipo de publicação valoriza a região, de modo a atrair turistas e seus habitantes. A metodologia consta de leitura sobre Jornalismo Cultural e cultura, que aliada às técnicas jornalísticas com relação ao texto, à imagem e à diagramação, traz a proposta de um informativo que não apenas valorize, mas potencialize a cultura paraibana. Os resultados obtidos na confecção do “João de Barro” traz à reflexão o quanto o jornalismo é responsável por disseminar a cultura, de modo que, a partir das técnicas utilizadas traduza a dimensão do universo multicultural existente.
Descrição:
MOURA, M. S. A. de. Informativo “João de Barro”: o jornalismo a serviço da
cultura paraibana. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011. [Tipo: Produto Midiático]