Resumo:
RESUMO: Entre os principais problemas do modelo tradicional de vendas é como este método está enrijecido e oneroso, pois exige que o lojista negocie com o fabricante, para que em seguida haja o primeiro transporte da fábrica até os armazéns e depósitos, e somente após a venda, acontece um novo deslocamento dessa mercadoria para o consumidor. Este trabalho visa a análise do Dropshipping como uma alternativa para reduzir custos, facilitar as atividades logísticas ao reduzir processos e acelerá-los para gerar maior satisfação ao consumidor. Analisou-se, através de um estudo de caso, uma empresa do setor de varejo de roupas esportivas na cidade de Esperança-PB, a aplicação do dropshipping como possibilidade de solucionar algumas dificuldades do mercado. Identificou-se as principais dificuldades do mercado de vendas com estoque, tais como o alto preço dos produtos, justificados pelo elevado custo do frete que o modelo tradicional de vendas utiliza ao menos duas vezes da produção até o consumidor final para a existência do estoque. Além da necessidade de alto investimento para a iniciação de um pequeno empreendimento e a incapacidade em escalar o negócio, ou seja, a dificuldade de tornar o processo de vendas se tornar fácil e crescer exponencialmente. Os resultados obtidos permitem concluir que o Dropshipping é um método de gestão logística que requer atenção nos processos, mas que se apresenta capaz de superar as dificuldades geradas pela existência de um estoque.
Descrição:
SILVA, Victor Emanuel dos Santos. Dropshipping: alternativa de gestão e logística para o setor de vendas online no Brasil. 2022. 19p. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.