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As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade e
é essencial ao processos educativos dos sujeitos. Quando se observa experiências
interativas entre crianças e a natureza e o contato sensorial direto, percebe-se de
modo eficiente a relação afetiva e sensível da criança com o meio ambiente. Ciente
disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma pratica de educação
ambiental na Escola José Marques de Oliveira, na cidade de Lagoa Seca -PB, a partir
de trocas de saberes empíricos e tradicionais com alunos e professores de ensino
infantil. O trabalho se deu através de rodas de conversas e práticas, dinâmicas, em
que enfatizamos a importância da produção de alimentos e atitudes sustentáveis e o
incentivo as práticas agricultáveis da agroecologia. Foi apresentado vários vídeos
sobre reutilização de alimentos, produtos recicláveis e os 5 R’s Além de apresentar
para essas crianças as práticas da permacultura, onde as crianças colocaram em
pratica todo o conhecimento adquirido, por meio de oficinas de criação de horta,
compostos orgânicos e um ambiente de estudo fora de sala de aula. Proporcionando
assim, a diversificação das aulas em um ambiente diferenciado e aberto permitindo
que as aulas tivessem maior rendimento e assimilação, além de proporcionar um certo
senso de responsabilidade ambiental. O estudo buscou além de partilhar o
conhecimento e a trocas de saberes empíricos e tradicionais significativos, que com o
desenvolvimento da prática podemos proporcionar uma maior interação entre
professores do ensino infantil com técnicas de aprendizado de modo amplo,
construindo conceitos aos personagens do futuro. Além disso, a diversificação das
aulas em um ambiente diferenciado e aberto permitiu que as aulas tivessem maior
rendimento e assimilação, além de proporcionar um certo senso de responsabilidade
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