Resumo:
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os motivos de entrada e
permanência dos estudantes no curso de graduação em Administração da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa se caracterizou como
descritiva, exploratória, bibliográfica e quali-quantitativa. Foram aplicados 142
questionários com estudantes da UEPB em Administração. Os discentes
responderam de forma voluntária e espontânea as seguintes questões: O que te
motivou a escolher o curso de administração? e Quais fatores contribuíram para sua
permanência no mesmo? As respostas foram analisadas e distribuídas em 08
categorias seguindo o modelo utilizado por Souza e Reinert (2010). Ao selecionar os
resultados, tornou-se notório que os estudantes em sua maioria, ingressaram na
graduação principalmente pelos seguintes por motivos: identificação, mercado de
trabalho, desenvolvimento profissional e características do curso. Já em sua
permanência, os fatores que se sobressaíram foram: identificação, desenvolvimento
profissional e pessoal e o mercado de trabalho. Portanto, diante desse contexto, os
dados deste estudo evidenciaram que os motivos de entrada não se distanciam da
razão de permanência dos estudantes no curso.
Descrição:
CAMPOS, L. Escolha e permanência do curso de administração da UEPB: Opção ou vocação? 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]