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Este artigo busca analisar, dentro de uma perspectiva teórica, o "redirecionamento" de jornalistas dos meios de comunicação tradicionais para as mídias sociais, atuando, como a hipótese que defendemos, como "influenciadores digitais". Observamos que com o avanço da tecnologia, a popularização da internet e as redes sociais, a imagem clássica transmitida pelos jornalistas passou por transformações, tanto nos processos de visibilidade da informação quanto nas práticas adotadas pelos profissionais no dia a dia para trazer mais destaque ao trabalho jornalístico. Acreditamos que com a digitalização dos meios, novas profissões nasceram, e, o espaço jornalístico, que vive um processo de reconfiguração, passou a apostar mais na publicidade, no marketing e também no segmento nativo das redes sociais - os “influenciadores digitais”. A intenção do estudo é analisar três perfis de jornalistas paraibanos que já atuam numa perspectiva de influenciadores digitais, e a partir disso, compreender os motivos que os levaram a iniciar essa mudança de comportamento dentro do mercado da comunicação e do jornalismo. Nesta discussão também levantamos outros pontos: Quais são as transformações no campo da comunicação? E de que maneira isso pode afetar o jornalismo tradicional? Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo, empregada diretamente ao Instagram Stories dos três perfis. Vale frisar que dentre os perfis analisados temos a representação daquele que já fez a migração para o ambiente digital quanto os que ainda ocupam dois espaços simultaneamente: mídia tradicional e redes sociais. Além disso, como suporte para a pesquisa, realizamos entrevistas com os três jornalistas, a fim de esclarecermos questões mais complexas desse movimento de redirecionamento da carreira de jornalista para influenciador digital. |
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