UEPB - Repositório Digital

O trabalho de jornalistas nas mídias sociais: um redirecionamento para a influência digital

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Donato, Ingrid Soares
dc.date.accessioned 2022-05-17T12:44:07Z
dc.date.available 2022-05-17T12:44:07Z
dc.date.issued 2022-03-24
dc.identifier.other CDD 070.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26815
dc.description DONATO, I. S. O trabalho de jornalistas nas mídias sociais: um redirecionamento para a influência digital. 2022, 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo busca analisar, dentro de uma perspectiva teórica, o "redirecionamento" de jornalistas dos meios de comunicação tradicionais para as mídias sociais, atuando, como a hipótese que defendemos, como "influenciadores digitais". Observamos que com o avanço da tecnologia, a popularização da internet e as redes sociais, a imagem clássica transmitida pelos jornalistas passou por transformações, tanto nos processos de visibilidade da informação quanto nas práticas adotadas pelos profissionais no dia a dia para trazer mais destaque ao trabalho jornalístico. Acreditamos que com a digitalização dos meios, novas profissões nasceram, e, o espaço jornalístico, que vive um processo de reconfiguração, passou a apostar mais na publicidade, no marketing e também no segmento nativo das redes sociais - os “influenciadores digitais”. A intenção do estudo é analisar três perfis de jornalistas paraibanos que já atuam numa perspectiva de influenciadores digitais, e a partir disso, compreender os motivos que os levaram a iniciar essa mudança de comportamento dentro do mercado da comunicação e do jornalismo. Nesta discussão também levantamos outros pontos: Quais são as transformações no campo da comunicação? E de que maneira isso pode afetar o jornalismo tradicional? Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo, empregada diretamente ao Instagram Stories dos três perfis. Vale frisar que dentre os perfis analisados temos a representação daquele que já fez a migração para o ambiente digital quanto os que ainda ocupam dois espaços simultaneamente: mídia tradicional e redes sociais. Além disso, como suporte para a pesquisa, realizamos entrevistas com os três jornalistas, a fim de esclarecermos questões mais complexas desse movimento de redirecionamento da carreira de jornalista para influenciador digital. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador(a): Prof. Dra. Elane Gomes da Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Jornalistas pt_BR
dc.subject Influenciadores digitais pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.title O trabalho de jornalistas nas mídias sociais: um redirecionamento para a influência digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta