Resumo:
O marketing de relacionamento surge nesse cenário pandêmico como uma luz, um conhecimento em constante evolução, ligado principalmente ao modo como a empresa se relaciona com seus clientes e obtêm lucro. Então, o objetivo deste trabalho é verificar como as abordagens do marketing de relacionamento podem contribuir para a adaptação às mudanças requeridas pela pandemia do Covid-19 no que tange às relações com seus clientes. A pesquisa deste estudo de caso caracterizou como uma pesquisa bibliográfica, apresenta abordagem mista, ou seja, diz respeito a uma pesquisa quantitativa e qualitativa de natureza exploratória-descritiva. Como instrumentos da coleta de dados foi desenvolvido uma entrevista com o gestor da academia através da plataforma Google meet e aplicado um questionário de forma online pelo Google Forms, para 30 alunos que frequentam a academia. O estudo evidenciou, entre outros pontos, que apesar da academia suprir as necessidades da maioria dos alunos, existem novas necessidades que precisam ser supridas, porém também mostrou que a academia tem uma boa estratégia de marketing de relacionamento que consiste em fazer os alunos o próprio marketing da academia. Concluímos, que o marketing de relacionamento ajuda a evidenciar as novas necessidades à medida que vão surgindo, tornando assim possível realizar as devidas mudanças e agregando mais valor aos serviços oferecidos.
Descrição:
SOUZA, Natanielly Sandy Machado de. Práticas do marketing de relacionamento durante a pandemia do covid-19: estudo de caso em uma academia na cidade de Campina Grande - PB. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.