UEPB - Repositório Digital

Santas redes sociais: a comunicação na Igreja Católica e uma análise do uso do Instagram e do Facebook na Paróquia de Serra Redonda - PB na pandemia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Maria Talita de Pontes
dc.date.accessioned 2022-05-18T14:13:46Z
dc.date.available 2022-05-18T14:13:46Z
dc.date.issued 2022-03-24
dc.identifier.other CCD 302.23
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26841
dc.description BARROS, M. T. P. Santas redes sociais: a comunicação na Igreja Católica e uma análise do uso do Instagram e do Facebook na Paróquia de Serra Redonda - PB na pandemia. 2022. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Há anos tem acontecido discussões sobre a importância dos meios de comunicação como principal instrumento no relacionamento das organizações com o seu público. Através desses meios, surge o interesse pelas redes sociais, que são plataformas de interação entre pessoas de todos os lugares, atraídas pela facilidade e as possibilidades que elas disponibilizam. A partir desta temática, este trabalho teve como objetivo analisar o uso das redes sociais na divulgação das atividades realizadas na paróquia São Pedro, na cidade de Serra Redonda-PB, observando o antes e o durante a pandemia causada pela Covid-19. Assim, como metodologia aplicada para obtenção dos resultados desejados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e abordagens quantitativa e qualitativa. Para isso, foram estudadas as interações dos usuários nas postagens do Instagram e do Facebook em 2019 e 2020, referentes a duas de suas principais solenidades religiosas realizadas: Semana Santa e o Novenário do padroeiro desta Matriz, baseando-se nas orientações que constam nos documentos do Vaticano, como o Inter Mirífica (1963), o Communio et progressio (1971) e a Aetatis Novae (1992), que tratam sobre a utilização dos meios de comunicação como meio de evangelização, e o autor Franciscato (2014), que fala sobre a comunicação midiatizada como ferramenta de relacionamento social. Estudando o alcance e a participação popular nas postagens, percebeu-se o quão importante foi a utilização dessas mídias sociais para proporcionar a comunidade a participação nas atividades paroquiais, ainda que remotamente e através de telas. Porém, também percebeu-se que, durante alguns períodos de tempo não houve atividade nessas redes sociais, fato que deve ser analisado pela instituição, de forma que transmitam as informações, e atividades desempenhadas na igreja, resultando em um desempenho mais satisfatório e um retorno positivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Rafael de Araújo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Pandemia covid-19 pt_BR
dc.subject Comunicação religiosa pt_BR
dc.subject Igreja Católica pt_BR
dc.title Santas redes sociais: a comunicação na Igreja Católica e uma análise do uso do Instagram e do Facebook na Paróquia de Serra Redonda - PB na pandemia. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta