dc.description.abstract |
Há anos tem acontecido discussões sobre a importância dos meios de comunicação como principal instrumento no relacionamento das organizações com o seu público. Através desses meios, surge o interesse pelas redes sociais, que são plataformas de interação entre pessoas de todos os lugares, atraídas pela facilidade e as possibilidades que elas disponibilizam. A partir desta temática, este trabalho teve como objetivo analisar o uso das redes sociais na divulgação das atividades realizadas na paróquia São Pedro, na cidade de Serra Redonda-PB, observando o antes e o durante a pandemia causada pela Covid-19. Assim, como metodologia aplicada para obtenção dos resultados desejados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e abordagens quantitativa e qualitativa. Para isso, foram estudadas as interações dos usuários nas postagens do Instagram e do Facebook em 2019 e 2020, referentes a duas de suas principais solenidades religiosas realizadas: Semana Santa e o Novenário do padroeiro desta Matriz, baseando-se nas orientações que constam nos documentos do Vaticano, como o Inter Mirífica (1963), o Communio et progressio (1971) e a Aetatis Novae (1992), que tratam sobre a utilização dos meios de comunicação como meio de evangelização, e o autor Franciscato (2014), que fala sobre a comunicação midiatizada como ferramenta de relacionamento social. Estudando o alcance e a participação popular nas postagens, percebeu-se o quão importante foi a utilização dessas mídias sociais para proporcionar a comunidade a participação nas atividades paroquiais, ainda que remotamente e através de telas. Porém, também percebeu-se que, durante alguns períodos de tempo não houve atividade nessas redes sociais, fato que deve ser analisado pela instituição, de forma que transmitam as informações, e atividades desempenhadas na igreja, resultando em um desempenho mais satisfatório e um retorno positivo. |
pt_BR |