Resumo:
As organizações públicas apresentam aspectos formais, burocráticos e precisam seguir uma rígida legislação. Essas características constituem um grande desafio para a gestão de pessoas no setor, visto que a atualidade requer cada vez mais dinamismo e flexibilidade. O objetivo desse trabalho é descrever como funciona a gestão de pessoas no setor público. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico além de um relato de experiência sobre um estágio realizado em uma instituição federal de ensino, na cidade de Esperança- PB. O estágio aconteceu entre os anos de 2020 e 2021, período correspondente ao pico da pandemia no Brasil. Esse fato ocasionou em mais desafios para o setor. A literatura específica sobre Gestão de Pessoas na área pública ainda é escassa e de difícil localização. Não existe apenas críticas ao setor, mas muita coisa ainda precisa ser revista e melhorada. A experiência proporcionou grande relevância na construção do conhecimento sobre o assunto, além de ter feito refletir sobre as características e necessidades da área.
Descrição:
COSTA, Isabele Gregório da. Gestão de pessoas no setor público: relato de experiência em uma instituição federal de ensino. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.