Resumo:
Este artigo tem como intuito analisar dois programas policiais, A Patrulha da Cidade e Cidade Alerta, e as estratégias utilizadas para aumentar a audiência televisiva. A parte teórica abrange a história da televisão no Brasil, como surgiu o jornalismo policial na TV e como o sensacionalismo tomou conta da programação das emissoras abertas do país. Através de um recorte em duas edições de cada programa durante o mês de março, vamos analisar e destacar elementos que são característicos em ambos, formando um modelo de programa policial. Os resultados obtidos evidenciam que os recursos utilizados para atrair público e segurar a audiência são imperceptíveis para o telespectador comum, mas que causam o efeito desejado para as emissoras e programas, gerando mais números positivos e, consequentemente, oportunidade de reverter em ações comerciais visando o lucro.
Descrição:
LIMA, F. R. da S. de. Jornalismo policial na TV: Uma análise sobre os programas policiais e suas estratégias para aumentar a audiência. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande , 2022