Resumo:
Este relatório traz uma reflexão teórica e um detalhamento da elaboração do produto midiático Revista Digital GramParaíba. Trata-se de uma série de publicações online, na rede social Instagram, cujo objetivo é documentar e registrar a rotina sociocultural do estado da Paraíba. Além disso, a revista se torna relevante por inovar ao trazer informação com recursos multimidiáticos. Os conceitos utilizados neste trabalho concentraram-se nos parâmetros do jornalismo de revista, estudados por Scalzo (2004), da convergência de mídia, estudada por Jenkins (2008), e no jornalismo em redes sociais, estudado por Recuero (2009). O método para execução do presente trabalho deu-se por criar um perfil na rede social Instagram e produzir reportagens com uma rotina semelhante à redação de uma revista. Neste relatório está o processo de planejamento e produção do periódico. Ao desenvolver este projeto, percebe-se uma crescente atuação de revistas nas redes sociais e a latente possibilidade de estarmos diante de um novo modelo de negócio. Com as ferramentas de segmentação e impulsionamento, agora é possível conquistar um público fiel e segmentado, que seja capaz de consumir conteúdo jornalístico no Instagram.
Descrição:
VIANA, R. L. Revista digital GramParaíba. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.