Resumo:
A metodologia ativa de Sequência Didática (SD), caracteriza-se como um conjunto de
atividades ordenadas, estruturadas, articuladas em torno de objetivos e modalidades
pedagógicas. Essa estratégia, favorece o processo de ensino e aprendizagem pelas ações de
planejamento, aplicação e avaliação dos conteúdos disciplinares em um viés construtivista e
inovador. Nessa perspectiva, a presente pesquisa de natureza exploratória e descritiva, teve a
finalidade de averiguar a compreensão de educadores/as sobre a SD e sua contribuição na
apropriação do saber. Estruturamos 16 (dezesseis) questões em um formulário semiaberto na
plataforma Google formulários para realizar o levantamento dos dados referentes ao objeto de
estudo. Os dados foram organizados em representação gráfica, com cálculo de porcentagem
das questões de múltipla escolha, agrupamentos com percentuais individualizados e
categorização do discurso aberto por meio de uma análise de conteúdo, embasada pelo o
aporte teórico da Bardin (2011). Os dados evidenciaram que os/as docentes/as apresentam um
entendimento prévio sobre a SD, reconhecendo a ferramenta como um elemento valoroso de
organização e delimitação dos conteúdos e temáticas previstas no currículo das séries, bem
como expressaram as limitações em relação aos fundamentos e princípios de Sequência
Didática no que tange a consulta de referenciais teóricos/metodológicos, diversificação de
recursos didáticos e instrumentos avaliativos. Em conclusão, verificamos a existência de
desafios no contexto educacional que dificultam a implementação e avanço da SD, enquanto
subsídio de apoio docente e meio de facilitação dos conceitos, processos e atitudes dos/das
educandos/as durante a sua formação básica.
Descrição:
OLIVEIRA, Larissa Kênia Silva. Concepções de professores/as da educação básica sobre o uso de sequências didáticas em educação biológica. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.