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Este artigo objetiva estudar a importância da interação nos processos de ensino/aprendizagem, que se inicia com os pais (ou responsáveis) para com a criança e, posteriormente, pelo professor para com o aluno, visando transformar a criança em um ser ativo, participativo, um cidadão crítico, não só em sala de aula, mas, também na sociedade em que está inserido, tornando-o cada vez mais engajado, conscientizando-o de que ele é protagonista, único responsável pela sua trajetória. Há a necessidade do empenho de todos para que haja essa interação, ou seja, a participação de todos os agentes envolvidos, pois, é o bom funcionamento desse conjunto que transforma alunos em sujeitos críticos sociais. Muitas são as dificuldades encontradas pelo professor para manter seus alunos interessados no conteúdo e participativos nas aulas. Uma prática que contribui para essa dispersão é o uso exacerbado do celular em sala de aula. Essa dispersão pode estar associada também a outros aspectos como condição de moradia, pais analfabetos ou com pouca escolaridade, a transição da infância à puberdade, e o bullying, são fatores que também podem vir a desmotivar o interesse e desenvolvimento do aluno na escola. Este trabalho torna-se relevante para a comunidade acadêmica em geral, e não só para o curso de Letras Espanhol, mas, para os professores e futuros professores de Licenciatura, pois, este trabalho poderá auxiliá-los a trabalhar essa interação com seus alunos, por trazer assuntos tão atuais, mas, que ainda necessitam de muito estudo e serem bastante discutidos, por abordar a interação e o ensino/aprendizagem e, como pais, alunos e professores protagonizam esse processo, já que o resultado deve ser satisfatório para todos. A metodologia consta de referência bibliográfica referente à interação e ensino/aprendizagem em Figueiredo (2019), a importância do professor para o desenvolvimento do aluno em Libâneo (2013) e Oliveira (2014), a educação escolarizada em Fontana & Cruz (1997) e a influência do ambiente escolar em Libâneo (2011). A partir da nossa pesquisa pretendemos mostrar a importância que há em promover essa interação no processo de ensino/aprendizagem da primeira infância à vida escolar, e como isso refletirá também na participação ativa desses jovens protagonistas não só na sala de aula como também na sociedade em geral. |
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