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Análise linguística de tempos verbais em letras de forró eletrônico: algumas propostas para o ensino de língua portuguesa

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dc.contributor.author Barbosa, Clecinara de Freitas
dc.date.accessioned 2022-05-25T17:35:52Z
dc.date.available 2022-05-25T17:35:52Z
dc.date.issued 2022-03-29
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26905
dc.description BARBOSA, C. F. Análise Linguística de Tempos Verbais em Letras de Forró Eletrônico: algumas propostas para o ensino de língua portuguesa. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Análise Linguística é uma prática que lida com o estudo da língua a partir dos diversos gêneros textuais encontrados na sociedade. Como eixo de ensino do componente curricular língua portuguesa, essa prática visa analisar a língua em situações concretas e a partir disso dar ênfase no estudo da linguagem em textos variados. Considerando tais aspectos, este trabalho possui como objetivo geral discutir e analisar de que forma três letras de música do estilo forró eletrônico podem ser exploradas para atividades de Análise Linguística em sala de aula. Já como objetivos específicos, iremos (i) comparar a prática de Análise linguística com o ensino de gramática, mostrando essa prática aplicada aos gêneros textuais; (ii) traçar considerações teóricas e reflexivas sobre o gênero letra de música, o estilo forró eletrônico e sobre o estudo de tempos verbais a partir da perspectiva de Reichenbach (1948); e (iii) propor três atividades de Análise Linguística com o gênero letra de música do estilo forró eletrônico, explorando o estudo dos tempos verbais. Metodologicamente, a princípio, foi realizada uma exploração a respeito da Análise Linguística, do gênero textual letra de música, do estilo forró eletrônico e sobre tempos verbais. A partir das reflexões traçadas, seguiu-se uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativista e de caráter propositivo, em que foram selecionadas três letras de músicas do estilo forró eletrônico e a partir delas foram propostas três atividades contemplando de quatro a cinco questões, direcionadas aos anos finais do ensino fundamental II (8° e 9° ano). Com as atividades, são trabalhadas questões envolvendo reconhecimento e interpretação do gênero e dos textos, como também análises de unidades linguísticas específicas e a relação delas com o todo textual. Sobre os tempos dos verbos, foram elaboradas questões que se relacionam com a importância da utilização dos tempos verbais, a análise da colocação de determinados tempos e sobre os três momentos para estabelecimento dos tempos verbais estabelecidos por Reichenbach: o momento de fala (MF), o momento de referência (MR) e o momento da enunciação (ME). O gênero textual e o estilo musical escolhidos são propícios para um trabalho em sala de aula, tendo em vista que são muito popularizados entre o público jovem e podem ser um instrumento didático e atrativo no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos gramaticais. Com isso, é permitido ao aluno o estudo e análise de um gênero próximo a sua realidade, evidenciando os tempos verbais e se distanciando de conceitos estruturais e de memorização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Letra de música pt_BR
dc.subject Forró eletrônico pt_BR
dc.subject Tempo verbal pt_BR
dc.title Análise linguística de tempos verbais em letras de forró eletrônico: algumas propostas para o ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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