UEPB - Repositório Digital

Ensino remoto: um estudo sobre os desafios e consequências do isolamento social no ensino-aprendizagem das crianças em tempos de pandemia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Mônica da Silva
dc.date.accessioned 2022-06-14T00:45:12Z
dc.date.available 2022-06-14T00:45:12Z
dc.date.issued 2022-03-15
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26982
dc.description SANTOS, M. da S. Ensino remoto: um estudo sobre os desafios e consequências do isolamento social no ensino-aprendizagem das crianças em tempos de pandemia. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Em função da pandemia ocasionada pela covid 19, desde o início do ano de 2020, os alunos de todo o Brasil foram obrigados a ficarem em casa e desenvolverem seus trabalhos da escola de forma remota. O objetivo desse estudo é discutir sobre os desafios causados pelo isolamento social na aprendizagem das crianças e suas consequências, bem como, analisar as concepções dos pais e professores por meio de uma pesquisa, afim de verificar em como o trabalho está ocorrendo e qual a opinião dos pais em relação ao novo modelo de ensino, e seu grau de participação na vida escolar da criança. O presente estudo, que está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Behar (2020), Farias (2020), Silva (2020), dentre outros, se configura como uma pesquisa qualitativa de base exploratória. Como instrumento de coleta de dados para a produção do artigo, utilizamos dois questionários e estudos relacionados ao tema. Participaram da pesquisa 5 professoras do Ensino Fundamental e 4 pais e/ou responsáveis. Os resultados obtidos mostraram que os pais entendem o quanto é importante o acompanhamento de um adulto durante o processo de ensino-aprendizagem das crianças, principalmente por se tratar de um período atípico e desafiador para todos. Já as professoras são conscientes que deram o seu melhor mesmo sem ter um certo "preparo", ferramentas suficientes para a realização das aulas e apoio do poder público para esse momento tão delicado que é o período pandêmico e a necessidade do ensino remoto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Isolamento social pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino remoto: um estudo sobre os desafios e consequências do isolamento social no ensino-aprendizagem das crianças em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta