Resumo:
Ensinar a ler não é simplesmente conduzir o discente para o ato de decodificar, mas
contribuir para a formação de um sujeito leitor, crítico e consciente do seu papel na
sociedade. Assim, intencionando o aprimoramento dos alunos para as demandas
sociais de leitura, o docente essencialmente deve assimilar que o ato de ler
transcende o espaço escolar, logo deve prezar por um modelo de letramento
ideológico, que priorize um trabalho que considere as práticas sociais e culturais, e
consequentemente os multimodos da linguagem. Entretanto, a práxis que nos
deparamos em muitos casos é de um ensino deficitário, em que supervaloriza a leitura
verbal e segrega os demais modos. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de
estudo o ensino de leitura numa perspectiva multimodal, uma vez que ler é atender às
necessidades atuais, e consequentemente favorecer o desenvolvimento do indivíduo
leitor. Desponta-se o interesse de verificar, a seguinte questão: o professor de língua
portuguesa que atua no Ensino Médio de escolas públicas da Paraíba vem
desenvolvendo o ensino de leitura numa perspectiva multimodal, preparando, assim,
seus alunos para as demandas de leitura da contemporaneidade? Acredita-se que
existem muitos avanços teórico-metodológicos relativos a esse ensino, entretanto, há
pouca transposição didática por parte dos docentes no exercício do magistério,
limitando esse ensino à modalidade verbal, reprimindo o desenvolvimento leitor do
aluno. Logo, objetivou-se com este estudo: analisar a forma como os docentes do EM
de duas escolas públicas da Paraíba têm desenvolvido o ensino de leitura na
perspectiva multimodal. Mais especificamente, perceber como esse ensino está
sendo desenvolvido; elencar os textos que os discentes leem no contexto intra e
extraescolar; entender como alguns docentes percebem o ensino de leitura
multimodal; e constatar se os discentes estão sendo preparados para ler textos
compostos de multimodos. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica,
documental e exploratória, de natureza qualitativa, foi selecionado um corpus
composto por respostas de docentes e discentes do Ensino Médio de duas escolas
públicas da Paraíba. A pesquisa apoiou-se nos estudos de Freire (1987; 2001); Kress
e Leeuwen (1996); Dionísio (2011; 2014); Silva e Rodrigues (2019) e na BNCC
(BRASIL, 2018). Acredita-se que a prática da leitura multimodal deve ser um estudo
frequente em sala de aula. Entretanto, durante a pesquisa, foi possível identificar a
ausência da leitura de textos multimodais em sala, divergindo do que é proposto pela
BNCC de língua portuguesa, como também observou-se que muitos ainda não
reconhecem a imprescindibilidade deste ato para compreensão do mundo atual, uma
vez que estamos circundados por textos multissemióticos.
Descrição:
SANTOS, M. Y. F. O ensino da leitura numa perspectiva multimodal: uma análise exploratória da ação docente no ensino médio. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.