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O ato linguístico de xingar está presente na cultura do ser humano e Swingler (2016) indica que desde criança aprendemos a usar palavrões e/ou palavras ofensivas. No âmbito futebolístico, presenciamos diversas formas de xingamento, dentro e fora dos campos de futebol, adentrando, inclusive, às redes sociais digitais. O presente trabalho analisa a manifestação de atitudes linguísticas de torcedores-internautas da rede Twitter em relação aos palavrões e às palavras ofensivas em contexto futebolístico. Para tanto, partimos de uma metodologia, predominantemente, qualitativa, com a finalidade de compreender o que induz a utilização de expressões pejorativas por parte de torcedores, concentrados no Twittter, durante jogos de futebol. Nesse intento, selecionamos expressões recorrentes no contexto supracitado, a partir do estudo de autores como Queiroz (2005), Swingler (2016) e Souza-Silva, Dias e Bezerra (2021), lançando mão de um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas. Como aportes teóricos, dialogamos com Preti (1984), Labov (2008), Hora (2011), Kaufmann (2011), Veloso (2014), Swingler (2016), entre outros, com foco em conceitos da Sociolinguística, num diálogo entre a perspectiva variacionista e interacionista, bem como de aportes que possibilitem a compreensão sobre o fenômeno dos xingamentos e a linguagem em contexto futebolístico. Por fim, relacionamos as atitudes linguísticas da comunidade virtual Twitter. Analisamos os recursos linguísticos presentes em 8 tweets de torcedores que comentam partidas de futebol na rede social em questão. |
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